domingo, 15 de abril de 2012

Feitiços

Abaixo estão alguns feitiços usados em Harry Potter.


Nome: Expelliarmus
Descrição: Feitiço impactante, de lampejo transparente ou vermelho, que, se atingir a mão armada do alvo, faz sua arma voar pelos ares. Caso atinga outra região, esta receberá um forte impacto.

Nome: Lumu(o)s
Descrição: Feitiço capaz de criar um pequeno foco de luz na ponta da varinha, podendo ser utilizada como uma lanterna, iluminando o lugar pelo qual se deseja passar

Nome: Nox
Descrição: Caso você tenha feito um Lumus, este feitiço irá apagar sua própria varinha, não a de outras.

Nome: Protego
Descrição: Repele energias de magia não-das-trevas. Crianças defendem apenas não-corpóreos, ou seja, defende todo o tipo de energia, incluindo raios e lampejos. Quanto à sua potência, ele só poderá defender feitiços com no máximo dois anos superior a você. Isso quer dizer que se você estiver, por exemplo, no segundo ano, só poderá usar Protego para defender feitiços do terceiro e quarto. O Protego adaptará a forma de risco da varinha pela necessidade de a ponta da varinha ser obrigada a tocar no lampejo inimigo, para que este seja repelido para longe. A conjuração de uma barreira transparente será permitida apenas para setimanistas e o tamanho desta será de 2m de altura, e 2m de largura, e somente nesta forma poderá repelir
Nome: Reparo
Descrição: Conserta as coisas não-mágicas.

Nome: (V)Wingardium Leviosa
Descrição: Faz objetos levitarem apenas apenas para cima.

Nome: Accio 
Descrição:  Faz com que qualquer objeto convocado pelo feitiço venha rapidamente pelo ar até o bruxo conjurador. Se a varinha esteja mirada diretamente no objeto, basta dizer "Accio", caso contrário é necessário colocar o nome do objeto após pronunciar o Accio. Se for usado com objetos na mão de alvos acordados, este poderá simplesmente segurar com força seu pertence, e o Accio será inutilizado.

Nome: Arania Exumae
Descrição: Lampejo azul que impacta aracnídeos.

Nome: Feraverto
Descrição: Transforma animais irracionais em cálices

Nome: Cara-de-Lesma
Descrição: Lampejo verde que faz a vítima vomitar lesmas constantemente, pode atrapalhar muito a concentração da maioria dos bruxos. Dura dez turnos do conjurador

Nome: Finite Incantatem
Descrição: Lampejo prateado que finaliza feitiços contínuos (não é considerado transfiguratório).

Nome: Rictusempra
Descrição: Lampejo laranja que faz o alvo começar a rir descontroladamente. Pode ser desfeito com Finite, mas se não for removido com antecedência por fazer, após 5 turnos, o alvo desmaiar de tanto rir, pela falta de ar.

Nome: Serpensortia (possui uma versão das trevas)
Descrição: Conjura uma cobra de baixa potência, só possui veneno se o alvo tiver AdT.


Nome: Abaffiato
Descrição: Cria um zumbido que permite ocultar conversas. Basta enfeitiçar o local e nenhum vindo de dentro dele será ouvido pelo exterior.

Nome: Diffindo
Descrição: Lampejo transparente que corta quaisquer tipos de objetos, desde panos até pedras. Em objetos de tendência cilíndrica como cordas e correntes, o efeito é mais fácil

Nome: Riddikulus
Descrição: Lampejo incolor. Feitiço contra o Bicho Papão e o faz ser algo engraçado.


Nome: Oppugno
Descrição: Controla animais de mente inferior para atacar.

Nome: Ascendio
Descrição: Lança o bruxo conjurador na direção da mira da varinha, ou seja, se estiver mirada pra cima, o bruxo é lançado pra cima, por exemplo.

Nome: Estupefaça
Descrição: Estupora a vítima. Se o feitiço for muito forte, a pessoa pode voar longe e se machucar seriamente. 

Nome: Expecto Patronum
Descrição: Convoca um Patrono, uma espécie de guardião energético que adapta a forma de um animal que afugenta mortalhas-vivas e dementadores. Apenas sextanistas ou superiores podem fazê-lo falar e enviar mensagens.

Nome: Legilimens
Descrição: Lampejo prateado que, se atingir especificamente a testa do alvo, pode fazer o conjurador ver os pensamentos e memórias da pessoa.

Nome: Confundus
Descrição: Lampejo transparente que confunde o oponente rapidamente, fazendo-o perder o foco de algo que está fazendo no momento.

Nome: Episkey
Descrição: Cura torsões, fraturas, fecha cortes e repõe um pouco de sangue. É um lampejo transparente. O poder curativo vai aumentando conforme a experiência, mas sua potência nunca vai se igualar a de um curandeiro utilizando-a, nem de poções de cura especializadas.

Nome: Homenum Revelio
Descrição: Aceno da varinha que faz o conjurador sentir a presença de humanos vivos próximos.

Nome: Sectumsempra
Descrição: Lampejo roxo que provoca cortes profundos causando hemorragia externa. Se a vítima não for socorrida a tempo poderá ir a óbito por perda de sangue

Nome: Avada Kedavra
Descrição: Lampejo verde-esmeralda. Maldição Imperdoável. Ao tocar no adversário, mata-o instantaneamente.

Nome: Cruciatus
Descrição: Maldição Imperdoável. Provoca dores excruciantes na vítima. Lampejo escarlate. As descrições de dores são diversas, desde facas penetrando cada centímetro de seu corpo, até o sentimento de ter ossos ardendo em chamas

Nome: Imperio
Descrição: Maldição Imperdoável. Se apossa da mente da vítima, controlando-a totalmente.  Lampejo transparente.


Nome: Salvio Hexia
Descrição: Feitiço complexo, que estabelece uma bolha em volta de um lugar, deixando-o invisível.


Expresso de Hogwarts


O Expresso de Hogwarts é um trem que transporta os alunos de magia da Estação de King's Cross para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A viagem começa às 9h da manhã, partindo da Plataforma nove e tres quartos, uma plataforma mágica que se localiza entre as de número nove e dez na Estação de King's Cross, durando até o anoitecer, quando chega à estação de Hogsmeade. A plataforma fecha às 11 horas em ponto, e o trem parte na mesma hora.
Chegando em Hogsmeade, os alunos do primeiro ano vão de barco até a castelo de Hogwarts e os demais usam carruagens puxadas por testrálios.
Por volta do meio-dia, uma mulher passa pelos vagões com um carrinho com vários doces, como feijõezinhos de todos os sabores, sapos de chocolate, balas de goma, chicles de bola, tortinhas de abóbora, bolos de caldeirão, varinhas de alcaçuz, pastelões e vários outras comidas incomuns.
O trem é bastante grande, pois já foram citados vários compartimentos, como o do professor Horácio Slughorn, e onde os monitores se encontram antes do começo do ano letivo.
Em geral, apenas alunos utilizam o Expresso, mas os professores Remo Lupin e Horácio Slughorn o utilizaram para chegar em Hogwarts nos terceiro e sexto anos.
O trem faz quatro viagens principais no ano. Em 1° de Setembro, quando leva os alunos para Hogwarts no começo do ano letivo, no Natal, quando os alunos saem para as férias, na Páscoa, quando as aulas recomeçam e em 30 de Junho, quando saem de férias novamente.

Lufa-lufa


Foi Helga Hufflepuff que por saber que as suas habilidades e as dos outros três fundadores eram as melhores da época convenceu Rowena, Godrico e Salazar a fundarem Hogwarts.
Portanto, quando foi criada, a Escola já possuía quatro casas distintas e para selecionar os alunos, os próprios fundadores os separavam e dividiam entre as casas. As cores dessa casa são: amarelo e preto.
Está nas cartas dos bruxos famosos, que ela aceitava pessoas de todos os tipos, as tratava com igualdade e as reunia para aprenderem tudo de bom que pudesse ser ensinado, de acordo com a capacidade de cada um. Por isso todos a adoravam. Era grande amiga de Rowena Ravenclaw.

Corvinal


Rowena Ravenclaw foi uma co-fundadora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, juntamente com três amigos, Godric Gryffindor, Salazar Slytherin e Helga Hufflepuff.
Em Hogwarts, escola em que os alunos são divididos em casas, ela foi a fundadora da casa da Corvinal, onde habitam os de mente mais aguçada, os mais inteligentes. Seu lema era "O espírito sem limites é o maior tesouro do homem. As cores da Corvinal são: azul e bronze.
 O fantasma da casa é a Grey Lady, ou "A Dama Cinzenta". Dizem que Rowena Ravenclaw era muito bonita e que muitas meninas atraentes têm como casa a Corvinal, como Cho Chang e Penélope Clearwater. O professor responsável é Flitwick, professor de feitiços. De acordo com Rowling, a Corvinal representa o elemento ar. Poucos membros dessa casa são citados nos livros de Harry Potter.

Sonserina

 Salazar Slytherin é o fundador da casa Sonserina, que tem seu nome em homenagem a ele na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As cores dessa casa são: verde e prata. Portanto, quando foi criada, a Escola já possuia quatro casas distintas e para selecionar os alunos, os próprios fundadores os separavam e dividiam entre as casas. O nome de Salazar foi inspirado no ditador do Estado Novo em Portugal, António de Oliveira Salazar. Salazar era apaixonado por Rowena Ravenclaw, e melhor amigo de Godrico, também apaixonado por Rowena. Acredita-se que por Godrico ser correspondido e Salazar não, ele resolveu abandonar a escola.

Grifinória



Grifinória: Fundada por Godric Gryffindor, que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Godrico Gryffindor acreditava que qualquer um que mostrasse habilidade mágica poderia estudar em Hogwarts. Suas cores são vermelhas e douradas e seu animal símbolo, o leão. A casa de Gryffindor é a Grifinória, que segundo o Chapéu Seletor é a “Casa onde habitam os corações indômitos. Ousadia, coragem e nobreza (..)”. De acordo com   J. K., "Godric Gryffindor era o duelista mais competente do seu tempo e um grande lutador pelos direitos dos trouxas. Entretanto, o seu grande amigo, Salazar Slytherin, tinha uma idéia diferente. Para Slytherin o ensino da magia deveria ser restrito aos integrantes de famílias inteiramente de bruxos, não admitia que nascidos trouxas ou mestiços fizessem parte da escola, o que contrariava as concepções de Gryffindor e das outras duas Fundadores. Slytherin então saiu da escola, deixando uma câmera secreta com um Basilisco dentro; um Basilisco é o rei de todas as cobras, capaz de matar alguém apenas com o olhar."





































A carta de Hogwarts




Harry Potter vivia com seus tios, os Dursley, e com o seu primo Duda. Quando recebeu a sua carta de Hogwarts

A seleção dos alunos

A Seleção ocorre através de um chapéu milenar, chamado o Chapéu Seletor. Isso ocorre desde que os fundadores morreram, deixando a Seleção dos alunos no objeto mágico, criado a mais de mil anos pelos próprios fundadores. As casas de Hogwarts simbolizam as famílias dos alunos, sendo assim, como toda família que se preze, características marcantes sobressaem-se em mesmbros de famílias, e isso não poderia ser diferente em Hogwarts. 

Existem quatro casas, e as quatro foram relacionadas a cada fundador, isto é, a característica que mais prezava. Salazar Slytherin admirava aqueles que eram astutos, ambiciosos e tinham sede de poder. Godric Gryffindor prezava aqueles que eram corajosos, com corajem para irem a luta. Rowena Ravenclaw, a das Ravinas, considerava aqueles alunos que, mesmo não sendo inteligentes, tinham vontade de aprender e que possuiam criatividade. Helga Hufflepuff admirava aqueles que eram leais e fiéis aos próximos, nunca se esquecendo dos amigos. Essa seleção tem tradição há mais de mil anos, e não seria depois de mil anos que iria ser diferente.

O Chapéu Seletor sempre canta uma música diferente, e sempre quando acha necessário, e acha que alguma coisa de ruim possa acontecer, ele alerta os estudantes a se unirem, e esquecerem as desavenças. Quando não está realizando a seleção o chapéu seletor fica guardado na sala do diretor. 

Como chegar á Hogwarts?

Os jovens bruxos e bruxas recebem uma carta os convidando a entrarem na escola perto de seu décimo primeiro aniversário. Todo começo de ano letivo (1º de Setembro), eles pegam o Expresso de Hogwarts na Plataforma Nove e três quartos na Estação King's Cross. O trem para na Estação de Hogsmeade, e os alunos são levados ao castelo por carruagens conduzidas por Testrálios. (Os estudantes do primeiro ano atravessam por barco). 

Como tudo começou

Hogwarts é a maior escola de magia e bruxaria da Grã Bretanha, Foi construida a mais de mil anos por quatro bruxos Godrico Grifinória, Salazar Sonserina, Helga Lufa-Lufa e Rowena Corvinal. As quatro casas receberam então os sobrenosmes de seus fudadores.

Nos primeiros tempos de ensino em Hogwarts a harmonia imperava, Godrico havia tirado seu chapéu de sua cabeça, e transformado-o no Chapéu Seletor. Que selecionaria os alunos de acordo com as predileções dos fundadores até os tempos atuais:





Grifinória: aceitava os corajosos e de sangue frio.

Soserina: os astutos e com sede de poder.

Corvinal: os de mente aberta e aguçada.

Lufa-lufa: que aceitava a todos sem distinção, embora presasse a lealdade e a amizade.