sexta-feira, 20 de abril de 2012

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban



Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é o terceiro livro da série Harry Potter, de J. K. Rowling. Nele, Harry Potter, agora com seus treze anos, se torna um adolescente e uma pessoa mais "rebelde", desafiando os tios e os professores. Sirius Black, o "prisioneiro de Azkaban", evadiu-se da prisão de Azkaban e vai procurar Harry, ao mesmo tempo que os dementadores tentam encontrá-lo. No entanto, descobre-se depois que Sirius, além de não ser o verdadeiro culpado pelos crimes de que tinha sido acusado, estava apenas tentando se aproximar de Harry, e cometer o crime pelo qual foi condenado, esclarecendo a verdade sobre sua " suposta " traição.

Resumo do Livro

O terceiro ano de Harry Potter e seus colegas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Eles aprendem feitiçaria mais avançada e o enredo torna-se ainda mais tenebroso e sombrio. 
Askaban é a prisão para magos e bruxos infratores, vigiada pelos medonhos guardas dementadores, que se alimentam da alma dos prisioneiros. 
No final do livro HP e a Câmara Secreta, Harry e seus amigos tomam conhecimento da existência de uma prisão especial para bruxos que, por serem muito maus, tiveram de ser removidos do mundo. O nome dessa prisão era Azkaban e, segundo se dizia, o lugar era terrível. Todo o terceiro ano de Harry na escola envolverá a luta contra o mal mais hediondo imaginável - um prisioneiro que fugiu e que planeja matar Harry - e os guardas da prisão vieram a Hogwarts para tentar fazer a recaptura. Para Harry, toda a seqüência de eventos é quase mais do que ele pode suportar, mesmo sendo ele um bruxo com tradição familiar muito poderosa; afinal, ele ainda só tem treze anos de idade. 
Por doze longos anos, a pavorosa fortaleza de Azkaban manteve em detenção um infame prisioneiro chamado Sirius Black, condenado por ter matado treze pessoas com uma única maldição. Acredita-se que ele seja o herdeiro aparente do Senhor das Trevas, Voldermort. Agora ele escapou, deixando somente duas pistas sobre o lugar para onde possa estar indo: Os guardas de Azkaban ouviram Black falando durante o sono, ele está em Hogwarts... ele está em Hogwarts. Harry Potter não está seguro, nem mesmo sob a proteção das muralhas da sua Escola de Magia, e cercado por seus amigos. A derrota que Harry Potter inflingiu a Lord Voldermort também resultou na queda de Sirus Black. 
Além disso, existem indícios da existência de um traidor entre eles. No entanto, em um final surpreendente, Harry descobre que seu inimigo não é Sirius Black! Na verdade, Sirius Black foi encarcerado por lançar uma maldição e matar trezes pessoas e foi mantido aprisionado em Azkaban por doze anos, mas era inocente. Harry descobre que Sirius é seu Protetor e que realmente cuida dele. 
Novamente, vemos que o mundo normal, em que vivem as pessoas que não praticam a magia [chamadas de trouxas] é retratado de forma muito negativa, enquanto que o mundo da fantasia dos magos e dos bruxos é mostrado com aventuras emocionantes. A diferença é suficiente para fazer uma pessoa que esteja lendo o livro desejar ser um mago ou um bruxo. Por exemplo, vemos que Tia Petúnia, que era ossuda e tinha cara de cavalo ... era a mulher mais bisbilhoteira do mundo e passava a maior parte da vida espionando os vizinhos sem graça, que nunca faziam nada de errado. 
Harry Potter e seus amigos constantemente olham com desdém para qualquer pessoa que sinta o dever de obedecer as regras e as leis da escola e da sociedade. Aqui, podemos ver como Rowling planta a idéia na cabeça de seus jovens leitores que as pessoas que nunca fazem nada de errado são sem graça, implicando assim que é divertido desrespeitar as leis!

Capítulos do Livro

  1. O Correio-coruja
  2. O Grande Erro de Tia Guida
  3. O Nôitibus Andante
  4. O Caldeirão Furado
  5. O Dementador
  6. Garras e Folhas de Chá
  7. O Bicho-Papão no Armário
  8. A fuga da Mulher Gorda
  9. A Amarga Derrota
  10. O Mapa do Maroto
  11. A Firebolt
  12. O Patrono
  13. Grifinória vs. Corvinal
  14. O Ressentimento de Snape
  15. A Final do Campeonato de Quadribol
  16. A Predição da Profª Trelawney
  17. Gato, Rato e Cão
  18. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas
  19. O Servo de Lord Voldemor
  20. O Beijo do Dementador
  21. O Segredo de Hermione
  22. Novo Correio-Coruja


Sobre Sirius Black

     Sirius Black Estudou com Lílian Evans Tiago Potter. Ele, Tiago, Remo Lupin e Pedro Pettigrew eram conhecidos como, respectivamente, Padfoot (Almofadinhas), Prongs (Pontas), Moony (Aluado) e Wormtail (Rabicho). Os quatro foram os responsáveis pela criação do Mapa do Maroto.
       Sirius pertence a uma tradicional família de bruxos das trevas, conhecida como a família Black. Ele e sua prima Andrômeda Tonks foram os únicos Black viventes a não apoiarem Lord Voldemort.
      Sirius era o melhor amigo de Tiago Potter e o principal causador de problemas no seu tempo em Hogwarts. Vivia revoltado com a família, que dava grande importância ao sangue puro que tinham. Ao contrario da família dele, ele caiu na Grifinória ao invés da Sonserina deixando a familia e os irmãos dele um tanto irritados. Fugiu de casa para morar com Tiago, tendo seu nome "queimado" na tapeçaria da família onde constam todos os membros, incluindo os laços feitos por casamentos. Os Malfoy constam no parentesco, por parte de sua prima Narcisa Black . Os Weasley também fazem parte dessa família, mas foram retirados da tapeçaria por serem "traidores do sangue".
      Black foi acusado de ser partidário de Lord Voldemort, de ter entregado Lilian Potter e Tiago Potter a ele, e pela morte do amigo Peter Pettigrew ao explodir uma rua inteira, matando também 12 Trouxas. Por essas acusações, foi condenado a passar o resto da vida em Azkaban, mas fugiu após doze anos de prisão, indo procurar por Pettigrew em Hogwarts para revelar toda a verdade a Harry. Harry não sabia quem era Black, tampouco que não fora ele quem entregara os Potter a Voldemort, e sim Peter Pettigrew, o qual não havia morrido como todos pensavam. Pettigrew cortara o próprio dedo para pensarem que Black o tinha matado, depois assumiu sua forma animaga de rato, sendo adotado logo em seguida pelos Weasley e ganhando o nome de Perebas, o rato de Rony Weasley. No meio deste livro descobre-se que Sirius Black é padrinho de Harry Potter.
      Sirius invade, junto com o parte dos integrantes da Ordem da Fênix, o Ministério da Magia, para ajudar Harry e a Armada de Dumbledore na batalha contra os Comensais da Morte. Lá, após duelar com Lúcio Malfoy, sua prima Belatriz Lestrange aparata de repente o mata, na Sala do Véu - uma das mais fiéis seguidoras de Voldemort - Sirius é atingido no peito por um feitiço estuporante. Caiu, atravessando um arco com um véu preto misterioso, o que fez com que Sirius falecesse, onde seu corpo desaparece. Harry tenta, em vão, usar o Espelho de dois sentidos que Sirius havia lhe dado para falar com o padrinho novamente.               Tendo sua tentativa falhada, ele jogou o espelho no malão e, acidentalmente, o quebrou.
Sirius Black, é visto em Harry Potter e as Relíquias da Morte, em certa parte da Batalha de Hogwarts, quando  Harry Potter, vira em sua mão a Pedra da Ressureição, uma das Relíquias da Morte, e desde então, Harry foi acompanhado por alguns de seus conhecidos mortos, que assumiam uma forma de Espectro que lembrava Fantasma, Sirius, onde responde a Harry, que pergunta "se morrer dói" dizendo que "morrer é mais rápido que adormecer", essa, foi a última aparição de Sirius Black na Saga Harry Potter.

Revelação de J.K Rowling 5

- Jorge ficou tão abalado com a morte de seu irmão gêmeo que jamais se recuperou totalmente, mas nomeou o seu filho de Fred.


                        
O trecho a seguir é do livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando Snape mata Dumbledore:


    Mas outra voz chamara Snape pelo nome, baixinho. – Severo… (…) – Snape fitou Dumbledore por um momento, e havia repugnância e ódio gravados nas linhas duras de seu rosto. – Severo… por favor… Snape ergueu a varinha e apontou diretamente para Dumbledore. – Avada Kedavra!


Sobre Bellatrix Lestrange


     Bellatrix Rosier Black Lestrange (1951 - 2 de maio de 1998), é uma grande Comensal da Morte pertencente à muito antiga e nobre Família Black, além de ser umas das mais fiéis seguidoras de Lord Voldemort. É casada com Rodolfo Lestrange, outro seguidor fiel de Voldemort. É irmã de Narcisa Malfoy e da "traidora-do-próprio-sangue" Andrômeda Tonks, prima legítima de Sirius Black e tia de Ninfadora Tonks e Draco Malfoy. Não possui filhos.
     Rodolfo e Bellatrix Lestrange foram presos em Azkaban por torturarem juntamente com Bartô Crouch Jr. os aurores Frank e Alice Longbottom. Devido a sua prisão, ambos não estavam presentes no retorno de Lord Voldemort em Harry Potter e o Cálice de Fogo, mas por terem sido fiéis a Voldemort, os Lestrange foram perdoados e recompensados sendo soltos a prisão pelos dementores a mando do lorde.
     Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Bellatrix se mostra a única Comensal da Morte que não acredita na lealdade de Severo Snape com o Lorde das Trevas e por isso o convence a fazer um Voto Perpétuo com Narcisa Malfoy, que o mataria se falhasse na missão a que fora imcumbido pelo feitiço.
    Quando Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger são sequestrados e trazidos até a Mansão dos Malfoy, Bellatrix tortura a última com a Maldição Cruciatus, questionando o porquê da Espada de Griffindor ter sido encontrada na bolsa da jovem, sendo que era para estar segura em seu cofre, em Gringotes. Depois de interrogar o duende Grampo, Bellatrix é surpreendida por Harry e Rony que, libertados, tentam enfrentá-la, mas a bruxa ameaça cortar a garganta de Hermione com uma faca caso eles não abaixassem as varinhas.
      A Comensal mata Dobby, o elfo doméstico, com uma facada pouco depois deste tentar abatê-la provocando a queda de um lustre da mansão. No conflito, Bellatrix perde sua varinha, que é levada por Harry e os outros em fuga.
     Diz Helena Bonham Carter: "Já foi muito bonita e glamurosa, mas relaxou." "Com Bellatrix não há limites! Era cansativo interpretá-la por forçar demais a voz, mas sentirei falta, era divertido!" "Já fiz bruxas feias no cinema, desta vez quis fazer uma bruxa sexy!" "Foi estranho morrer em meu último dia de filmagem. Sendo Bellatrix eu estava acostumada em matar e ser cada vez mais odiada." "Era ótimo ver que algumas crianças tinham medo de falar comigo porque achavam que eu seria má como Bellatrix na vida real" "Fiquei orgulhosa quando percebi que havia um bom número de pessoas gostando de minha personagem. Achei que só teria pessoas que a odiassem" (Helena Bonham Carter, intérprete no cinema).



Curiosidade


    Durante as gravações de Harry Potter e a Ordem da Fênix, Helena Boham Carter (Belatriz) apontou a varinha para um pouco  à frente do ouvido de Matthew Lewis (Neville). Entretanto, ele virou um pouco a cabeça na mesma hora, fazendo a varinha entrar e danificar o tímpano do garoto.