terça-feira, 24 de abril de 2012

Penseira


    Penseira é uma bacia de pedra que serve para rever lembranças. A Penseira que conhecemos na série é um objeto mágico que pertence ao diretor Alvo Dumbledore. É enfeitada com antigas runas (ou talvez as runas não sejam propriamente enfeites e sim parte da magia). O que há dentro não se sabe. Com certeza são apenas pensamentos. Se ficam dentro de alguma substância é mistério. Sabe-se que a Penseira emite uma luz prateada.
     Nos livros é dito que quando se encosta a varinha na cabeça, sai de lá uma substância como um grosso fio de teia de aranha, nem gasosa nem líquida, branco-prateada. Esta substância brilhante move-se lentamente, parecendo luz liquefeita ou vento solidificado. Assim são as lembranças.
    Penseira serve para rever pensamentos ou lembranças. Dumbledore a usa sempre que sua mente fica cheia por excesso de informação. Assim, ele pode avaliar com calma os pensamentos e fazer ligações entre eles.
Ele pode ser usado, como no caso do professor 
Snape, no livro cinco, para ocultar as lembranças que não deseja que sejam vistas. Também é possível usa-lo para mergulhar nos acontecimentos passados através das lembranças de outras pessoas.
  Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando aparece pela primeira vez na série, Harry descobre uma fonte de luz dentro do armário de Dumbledore e resolve olhar lá para dentro, encontrando a Penseira.
 Depois de tocá-lo com a varinha, a substância agita-se e ele olha para a substância da Penseira. A substância prateada torna-se transparente como vidro e ele vê uma cena. Quando seu nariz toca na substância, então, ele é transportado para o local onde a cena se desenrola. Assim Harry descobre muitas coisas a respeito dos Comensais da Morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário